Estrutura Curricular
A estrutura curricular proposto pelo programa de Pós graduação prevê a descrição de três blocos de disciplinas. Sua concepção é apoiada na necessidade de formação e instrumentalização para a pesquisa no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática. Como também no caráter imprescindível de conhecimento sobre vertentes hodiernas e clássicas, que apontam pressupostos epistemológicos, pedagógicos, filosóficos e históricos. Deste modo, não buscamos apenas proporcionar disciplinas em que o conteúdo específico de cada área será aplicado mas, também, novas abordagens de ensino que se mostrem apoiadas e referendas por estudos e resultados de ações investigativas desenvolvidas e testadas. O último elemento a ser pontuado como relevante na formação a ser oferecida não descuida do domínio de certos conteúdos de cada área específica (Matemática, Física e Química) que se mostrem articulados com conhecimentos pedagógicos e didáticos.
Deste modo, são indicados três blocos de disciplinas (todas com 4 créditos de 4 horas/aula semanais, distribuídas em 15 semanas no semestre, correspondendo cada disciplina a 60 horas/aula no semestre): Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Comum DNC; Disciplinas do núcleo da área de Pesquisa DNP e Disciplinas do Núcleo por área de Conhecimento Específico DNCE. No DNC registramos a presença de disciplinas que apresentam, introduzem e proporcionam a imersão inicial do discente no campo de investigação em Ensino de Ciências e Matemática. Ademais, o conhecimento sobre teorias de aprendizagem, respeitadas às características intrínsecas de cada campo do saber, bem como elementos de ordem epistemológica e filosófica se mostram evidenciados neste núcleo. Deste modo, proporcionam um viés atualizado para o campo de ensino em questão. No DNP o aluno deve encontrar e se familiarizar com elementos teóricos que acentuam/viabilizam sua instrumentalização para a operacionalização de suas ações investigativas. Destarte, tendo em vista a relevância dos processos de ensino e aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática, o contato direto com teorias que descrevem elementos de ordem pedagógica, didática e, sobretudo, metodológica se mostram imprescindíveis nesta etapa de formação para a concretização de uma prática investigativa e produção de um conhecimento sistematizado.
O núcleo DNCE permite, em consonância com o interesse do estudante, cursar disciplinas de sua área inicial de formação acadêmica, bem como disciplinas de outras áreas específicas (Matemática e/ou Física e/ou Química), elemento que favorece e estimula a interdisciplinaridade dos saberes. Em cada um dos núcleos acima indicados, registramos possibilidades de escolha das disciplinas a serem cursadas para o cumprimento dos 30 créditos totais exigidos, conquanto que, são indicados em cada núcleo (bloco) uma quantidade mínima e máxima de créditos a serem obtidos. No núcleo DNCE, o estudante deverá deparar conteúdos específicos articulados com conteúdos pedagógicos.
Disciplinas do Núcleo Comum (DNC)
Teorias na área de Ensino e Aprendizagem – 4 créditos
Filosofia das Ciências e da Matemática – 4 créditos
Tópicos em Ensino de Ciências e Matemática – 4 créditos
Tecnologia no Ensino de Ciências e Matemática – 4 créditos
Docência no Ensino Superior – 4 créditos
Disciplinas do núcleo da área de Pesquisa (DNP)
Teorias na área de Ensino e Aprendizagem – 4 créditos
Filosofia das Ciências e da Matemática (obrigatória) – 4 créditos
Tópicos em Ensino de Ciências e Matemática – 4 créditos
Tecnologia no Ensino de Ciências e Matemática – 4 créditos
Docência no Ensino Superior – 2 créditos
Disciplinas do Núcleo por área de Conhecimento Específico (DNCE)
Fundamentos de Análise e Cálculo – 4 créditos
Fundamentos de Álgebra e Geometria – 4 créditos
Laboratório Didático e Ensino de Física – 4 créditos
Laboratório Didático e Ensino de Química – 4 créditos
Tópicos de Química e implicações para o ensino – 4 créditos
Modelagem Computacional no Ensino de Física – 4 créditos
Fundamentos de Termodinâmica e Mecânica Estatística – 4 créditos
Fundamentos de Eletromagnetismo – 4 créditos
Fundamentos de Astronomia e Cosmologia – 4 créditos
Avaliação e processo formativo do Programa.
No que diz respeito à sistemática de avaliação do estudantes, nesse projeto, a avaliação da aprendizagem é assumida como um processo contínuo e deverá ser desenvolvido tanto no sentido do acompanhamento ao longo da aprendizagem do aluno, como também no sentido de uma averiguação final sobre a produção e do desempenho que os alunos atingiram ao decorrer do curso. O sistema de avaliação será constituído pela avaliação da aprendizagem os professores avaliam os seus alunos ao longo de cada curso (cada disciplina); avaliação dos professores, da coordenação do curso, do atendimento administrativo e das instalações físicas os alunos avaliam estes segmentos de cada semestre letivo.
Na perspectiva de uma avaliação formativa e integracionista, o desempenho do aluno, do professor e a adequação do programa devem ser acompanhados e avaliados, de modo contínuo. Todavia, a avaliação da aprendizagem dos alunos será de inteira responsabilidade do respectivo professor, em cada disciplina. Orientando-se sob esse viés, as práticas avaliativas não devem servir apenas para medir/quantificar um resultado final de um processo ou um produto. Não obstante, devem ser trabalhadas como verdadeiras situações que encerrem oportunidades para o referido processo.
Pelo exposto, a equipe de docentes do projeto está fortemente comprometida com a área de Ensino de Ciências e Matemática atuando na graduação, pós- graduação ou extensão universitária. Estes docentes já têm um trabalho em equipe que se consolida dia a dia e demonstra potencial para continuar produzindo academicamente durante a execução do mestrado acadêmico dentro das linhas de pesquisa previstas.