A linha de pesquisa tem como finalidades: investigar questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química em diferentes níveis de ensino. Por conseguinte, pelo uso de metodologias de ensino e, a partir dos elementos coligidos em investigação, elaborar e validar sessões didáticas onde o caráter investigativo e a autonomia do aluno sejam estimulados no processo de construção dos conhecimentos em química. Desenvolver sessões didáticas que utilizem tecnologias digitais, tanto no ensino de Química (e de Química Ambiental) (tanto no modelo presencial como no modelo e a distância), bem como nas relações (e integradoras) epistemológicas dos outros dois campos de saberes (Matemática e Física). Pesquisar a formação inicial e continuada de professores em Química. Propor metodologias sistematizadas, apoiadas na tecnologia, com vistas ao ensino de Física (tanto no ambiente escolar como no locus acadêmico). Esta linha realiza estudos e práticas estruturadas, direcionadas aos diversos contextos, nos quais, o saber com bases sobre a Química desempenhe um papel relevante, no âmbito do ensino e da aprendizagem. Por fim, a produção de um conhecimento originado em uma ações investigativa que emerge das interações com bases sobre a Química e guiadas por questões do tipo: por que pensamos em reformas sobre o ensino de Química? Por que determinamos que certos saberes com bases sobre a Química são válidos para o ensino/aprendizagem em detrimento de outros? Qual o papel do professor na mudança de abordagens em Química? Qual o papel da Química no Meio Ambiente? Destarte, as investigações desta linha priorizam a construção de fontes de pesquisa.