1. Prova escrita envolvendo conhecimentos específicos (Fisica, Química, Matemática) e conhecimentos pedagógicos específicos (ensino de Física, ensino de Química, ensino de Matemática).

2. Apresentação de um Pré projeto de Pesquisa.

(i) Folha de rosto.

O candidato deve consultar ABNT quanto á formatação. Todo o projeto em FONTE 12 com no mínimo 15 e máximo 20 páginas. 

(ii) Sumário

(iii) Título do projeto.

O candidato deve expressar, de modo sintético e preciso, o conteúdo temático da pesquisa, identificando seu objeto de investigação e a demarcação do contexto investigativo.

(iv) introdução. 

A introdução pode ser uma trajetória tendo em vista refinar a discussão de uma literatura científica existente. O candidato deve indicar e descrever o contexto de investigação, visceralmente ou completamente vinculado ao seu tema de interesse. Ademais, suas justificativas de escolhas podem ser assemelhar e, até se mostrarem as mesmas de outros trabalhos (dissertações), embora, seu objeto de investigação deve ser único no contexto do ensino de Matemática, ensino de Física e ensino de Química. Outrossim, deve evitar o balizamento de argumentos pautados no senso comum, ao decurso da elaboração de sua justificativa. Por fim, o candidato deverá expressar a justificativa de relevância de realização do experimento a ser demarcado num período temporal de execução em 24 meses.

(v) Problema de Pesquisa. 

O candidato deverá expressar, de forma clara e concisa, que é o problema no ensino de Física, ensino de Química ou no ensino de Matemática a ser perseguido. Deve indicar qual é o objeto da pesquisa (fenômeno ou situação em que o problema se encontra). Eleger os objetivos (geral e específicos), de modo que sejam factíveis e não exigem uma tarefa muito ampla, que extrapole o período temporal disponível para o início e final da formação num período de 24 meses. A adequação e o grau de complexidade dos objetivos do projeto devem ser avaliados quanto à sua compatibilidade de uma proposta de projeto de mestrado.

(vi) Referêncial Teórico

O candidato deverá expressar e distinguir as concepções filosóficas e epistemológicas que acompanham o texto, das concepções e teorias organizadoras e balizadoras das ações em campo. Assim, deverá eleger sua vertente de metodologia em pesquisa, tipificação e, a partir desse quadro, eleger as escolhas e antever possíveis desdobramentos do estudo. Em se tratando de um Mestrado Acadêmico em Ensino, sugerimos fortemente a eleição de uma metodologia de ensino e uma metodologia de pesquisa. O candidato deve ser avaliado pela banca examinadora quanto ao domínio das referências adotadas no projeto.

(vii) Procedimentos metodológicos.

O candidato deverá descrever como pretende coletar informações para a sua pesquisa, quais são os procedimentos que pretende usar, recursos necessários, fontes de informação e, de modo natural, suas escolhas são balizadas por um quadro de referência indicado na seção anterior. Seu projeto deverá indicar as etapas previstas, traçando o cronograma de execução no máximo de um ano de desenvolvimento. Com período total de desenvolvimento em 24 meses.

(viii) Bibliografia. O candidato deve ser avaliado pela banca examinadora quanto ao domínio das referências adotadas no projeto. 

 A capacidade crítica do candidato sobre os manuscritos indicados deverá ser avaliada, sejam de referências atuais ou clássicas em cada área de ensino.

3. Prova de idioma na língua Inglesa (proficiência) (ou ao longo do curso).

4. Entrevista e defesa oral do Pré projeto de Pesquisa perante banca (mínimo 15 e máximo 20 páginas). 

5. Análise do currículo lattes do candidato.

Observações: O candidato deverá obedecer a formatação do projeto indicado no edital sob pena de desclassificação do processo seletivo. Paginas em branco são desconsideradas.