OBJETIVO GERAL DO CURSO:

O curso visa a formação, pela pesquisa, de professores-pesquisadores, tendo em vista proporcionar o aprofundamento científico e a integração de saberes disciplinares e pedagógicos de profissionais dos diversos níveis de ensino, interessados na educação e ensino nas áreas de Matemática, Física e Química. Tal ação visa formar o professor-pesquisador que, por meio de sua atuação como professor e de sua produção acadêmica e profissional, contribua para o desenvolvimento do Ensino de Ciências e Matemática. Com forte preocupação interdisciplinar e intima relação dos saberes científicos elaborados a partir de novas formas de conhecimento, oriundos de trocas teóricas e metodológicas de cada área supracitada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Capacitar professores que atuam no ensino de Matemática, Física e Química a propor e estruturar soluções diferenciadas e inovadoras para problemas no contexto do ensino e da aprendizagem;
– Promover e estimular o debate científico sobre a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase a um campo de aplicação para a pesquisa em sala de aula.
– Proporcionar e realizar pesquisas educacionais, no contexto do Ensino Básico de Matemática, Física e Química.
– Proporcionar aos professores em formação no mestrado, o aprofundamento atinente aos conhecimentos disciplinares específicos de cada área (Matemática, Física e Química).
– Melhorar a qualificação do profissional que atua no campo de ensino de Ciências e Matemática em termos de seus aspectos: teóricos, metodológicos, epistemológicos, ontológicos, filosóficos e o uso de suas tecnologias aplicadas ao ensino.
– Formar profissionais com conhecimentos interdisciplinares e novas formas de produção de saberes nas áreas de Matemática, Física e Química.
– Qualificar profissionais para analisarem e desenvolverem ações didático-pedagógicas com vistas o aperfeiçoamento do ensino presencial e no modelo à distância que envolva o uso de tecnologias;
– Desenvolver nos pós-graduandos, a autonomia para que reflitam e redimensionem sua prática pedagógica, em sintonia com as exigências atuais da Educação e Sociedade;
– Formular estratégias de articulação entre pós-graduação, graduação e educação básica no âmbito da divulgação científica;
– Promover e estimular o debate científico sobre a pesquisa em Ensino de Física, Química e Matemática no que concerne ao seu papel na Sociedade Tecnológica e no Meio Ambiente;
– Produção e análise de materiais educacionais(alternativos e de baixo custo) que utilizem de forma inovadora e pedagogicamente eficaz conteúdos em Matemática, Física e Química.